Mensagem do Presidente

Num mundo perfeito as instituições de solidariedade seriam supérfluas. Sem qualquer utilidade.

Infelizmente não vivemos num mundo perfeito. Por isso é de extrema importância a existência e o trabalho de organizações que tentem minorar essa imperfeição e contribuam ativamente para a dignificação da vida humana.

A Associação Terra Mãe – Solidariedade e Intervenção Social, é uma dessas organizações que todos os dias trabalha para contribuir para um mundo melhor. Sabemos que não conseguiremos tornar o mundo perfeito, mas dedicamos todo o nosso esforço para que seja cada dia um bocadinho melhor do que no dia anterior.

Desde a sua fundação em 2001, o trabalho tem sido incessante e temos a consciência que este trabalho tem sido de primordial importância em todo o concelho de Viana do Alentejo.

Esta instituição não se sobrepõe no trabalho desenvolvido pelas outras IPSS’s da freguesia e do concelho, antes faz um trabalho diferente e complementar.

No concelho de Viana do Alentejo desenvolvemos respostas sociais como o atendimento e acompanhamento social e a intervenção precoce na infância, para além de sermos entidade mediadora do Programa Operacional de apoio às pessoas mais carenciadas. Também colaboramos com o Banco Alimentar contra a fome, para além de outras atividades sociais como colaborar nas recolhas de sangue na freguesia de Alcáçovas.

A Associação Terra Mãe participa ativamente em várias parcerias, como a CPCJ, a Rede Social, o Núcleo local de Inserção, CLDS, etc.

Apesar do muito e importante trabalho que fazemos, transportamos connosco o grande objetivo de, o mais breve quanto possível, construir um Lar de Infância e Juventude dirigido a rapazes, resposta social da qual atualmente o distrito está desprovido.

É para isso que existimos. Para contribuir para a resolução de problemas sociais, sendo um parceiro na verdadeira acessão da palavra, das entidades do poder nacional, regional e local.

É com muito orgulho e honra que tenho exercido e exerço o cargo de Presidente da Direção. Aquilo que considero ser um sucesso no trabalho realizado, é resultado do empenho dos membros dos órgãos sociais, mas também da equipa técnica, de funcionárias e colaboradoras da instituição que muito profissionalmente desenvolvem o seu trabalho.

Às pessoas de boa vontade e espírito altruísta fica o convite para virem fazer parte deste projeto fazendo-se sócios. Todos juntos não somos de mais.

 
João Luís Batista Penetra
Presidente da Direção