slider 01

Associação TerraMãe - Solidariedade e Intervenção Social

Uma Instituição Particular de Solidariedade Social com a missão de estar ao serviço da comunidade encontrando respostas eficazes e inovadoras que respondam às suas necessidades.

Desde de 2001 que intervimos na comunidade junto de quem mais precisa.

A Nossa Intervenção

SAAS

Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social

ELI

Equipa Local de Intervenção Precoce

ATM

Atividades Terra Mãe

CP

Candidaturas e Projetos

Últimas Publicações

A INSTITUIÇÃO

A Associação TerraMãe com sede na pacata vila alentejana de Alcáçovas, sob a missão “Em cada criança há uma esperança”, trabalha com e para as famílias residentes no concelho de Viana do Alentejo, com o objetivo de satisfazer diferentes necessidades organizacionais da vida quotidiana, educação, formação, saúde, alimentação, cultura entre outras.
Não pretendendo ser um serviço exclusivo de combate à pobreza, apostou num trabalho interinstitucional, dinâmico e integrado, de forma a ir ao encontro das problemáticas que mais se evidenciam na comunidade ao nível social.
Ler mais...

Mensagem do Presidente

Num mundo perfeito as instituições de solidariedade seriam supérfluas. Sem qualquer utilidade.

Infelizmente não vivemos num mundo perfeito. Por isso é de extrema importância a existência e o trabalho de organizações que tentem minorar essa imperfeição e contribuam ativamente para a dignificação da vida humana.

A Associação Terra Mãe – Solidariedade e Intervenção Social, é uma dessas organizações que todos os dias trabalha para contribuir para um mundo melhor. Sabemos que não conseguiremos tornar o mundo perfeito, mas dedicamos todo o nosso esforço para que seja cada dia um bocadinho melhor do que no dia anterior.

Desde a sua fundação em 2001, o trabalho tem sido incessante e temos a consciência que este trabalho tem sido de primordial importância em todo o concelho de Viana do Alentejo.

Esta instituição não se sobrepõe no trabalho desenvolvido pelas outras IPSS’s da freguesia e do concelho, antes faz um trabalho diferente e complementar.

No concelho de Viana do Alentejo desenvolvemos respostas sociais como o atendimento e acompanhamento social e a intervenção precoce na infância, para além de sermos entidade mediadora do Programa Operacional de apoio às pessoas mais carenciadas. Também colaboramos com o Banco Alimentar contra a fome, para além de outras atividades sociais como colaborar nas recolhas de sangue na freguesia de Alcáçovas.

A Associação Terra Mãe participa ativamente em várias parcerias, como a CPCJ, a Rede Social, o Núcleo local de Inserção, CLDS, etc.

Apesar do muito e importante trabalho que fazemos, transportamos connosco o grande objetivo de, o mais breve quanto possível, construir um Lar de Infância e Juventude dirigido a rapazes, resposta social da qual atualmente o distrito está desprovido.

É para isso que existimos. Para contribuir para a resolução de problemas sociais, sendo um parceiro na verdadeira acessão da palavra, das entidades do poder nacional, regional e local.

É com muito orgulho e honra que tenho exercido e exerço o cargo de Presidente da Direção. Aquilo que considero ser um sucesso no trabalho realizado, é resultado do empenho dos membros dos órgãos sociais, mas também da equipa técnica, de funcionárias e colaboradoras da instituição que muito profissionalmente desenvolvem o seu trabalho.

Às pessoas de boa vontade e espírito altruísta fica o convite para virem fazer parte deste projeto fazendo-se sócios. Todos juntos não somos de mais.

 
João Luís Batista Penetra
Presidente da Direção

Desde o ano 2001 já apoiamos...

+600

Crianças

+400

Famílias

+-140/mês

Pessoas com alimentos

Existem várias formas de ajudar

SER SÓCIO | SER VOLUNTÁRIO | DONATIVOS | IRS | INJUNÇÕES DE TRIBUNAL | RECICLAGEM DE PAPEL

Iban: PT50 0045 6031 4015 2582 0909 5 | Swift: CCCMPTPL

NIPC: 505  499 770

Mais informações aqui...

Ajude-nos a ajudar!

Todos podem ajudar a nossa associação. Contamos com a sua solidariedade!

Maria Fragoso

"O meu nome é Maria Caeiro Fragoso, sou licenciada em Serviço Social pelo instituto politécnico de Beja. Realizei o meu estágio profissional na Associação Terra Mãe, mais propriamente no SAAS (Serviço Atendimento Acompanhamento Social). Não poderia ter escolhido melhor lugar para ter o meu primeiro contacto com o mundo profissional. A Associação Terra Mãe é sem dúvida uma mais-valia para o concelho de Viana do Alentejo, não só pelo trabalho que faz mas também pela forma com que o faz, apesar de estar sediada nas Alcáçovas trabalha igualmente em todas as freguesias do concelho. O trabalho é realizado de forma justa, transparente e sempre com o maior profissionalismo. Em relação à minha passagem por la, só tenho a agradecer pela forma calorosa como me receberam e por me terem sempre integrado em todos os projetos da associação."

Vila Ruiva

Antónia Batista

"A Associação TerraMãe é uma mais-valia para ajudar as famílias carenciadas do concelho de Viana do Alentejo. Bem hajam pelo vosso trabalho, pela vossa entrega e dedicação. Pelo carinho e pela palavra amiga. Eu sei que não é suficiente, porque quem precisa precisava mais. Não me interpretem mal, não quero ser ingrata. Agradeço do fundo do coração. Eu também gostaria de ajudar mas infelizmente não posso. Beijinhos sinceros, muita saúde e tudo de bom. Força, que Deus lhes dê forças e que vos guie pela vida fora."

Alcáçovas

SEDE INSTITUCIONAL

Terra Mãe - Solidariedade e Intervenção Social
Rua D. Martinho I nº2
7090-099 Alcáçovas
Portugal

NIPC: 505 499 770

CONTACTOS

Facebook

HORÁRIO

Segunda-feira a sexta-feira:
09:30h às 13:00h
14:00h às 18:00h





    * campos de preenchimento obrigatório