nuves
A Terra Mãe na Rede Construir Juntos
A Terra Mãe na Rede Construir Juntos

No dia 30 de maio, decorreu em Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, uma atividade intergeracional dinamizada por crianças/jovens que integram a Rede Juvenil Construir Juntos (Instituto de Apoio à Criança), da qual a Associação Terra Mãe é parceira.

 

Esta atividade teve como principal objetivo o desenvolvimento de algumas competências sociais no sentido de sensibilizar as crianças/jovens para a importância do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações. Após as várias sessões de trabalho da Rede Juvenil, os jovens de Alcáçovas (Associação Terra Mãe) ficaram com a RESPONSABILIDADE de organizar um dia com atividades intergeracionais, através da dinamização de jogos tradicionais.

 

Para tal, contámos com a colaboração da Associação para o Desenvolvimento Integrado – Terras Dentro (membro da Rede Construir Juntos) que disponibilizou uma MALETA DE JOGOS TRADICIONAIS que fez a delícia de todos.

 

As crianças/jovens fizeram o “trabalho de casa” e estudaram: os jogos da tração da corda em linha, da malha, do pião, do arco, do berlinde, das andas e o jogo da corda.

 

Quando os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas chegaram ao jardim foram os primeiros a dar “grandes lições” do jogo do pião, não deixaram de saltar à corda.

 

No âmbito do plano de ação da Rede Construir Juntos, decorreu ainda nos dias 6,7 e 8 de julho, em Viana do Alentejo, o Intercâmbio Nacional de jovens da Rede.

 

Nesta atividade estiveram presentes 40 jovens e 14 técnicos, provenientes de diferentes instituições parceiras da Rede Construir Juntos, nomeadamente dos pólos de Coimbra, Lisboa, Évora e Algarve.

 

Este intercâmbio, para além do objetivo mais formal que foi o de definir e estruturar a Rede Juvenil Crescer Juntos, proporcionou, a todos os jovens participantes, momentos de convívio saudável e de boa disposição, nomeadamente no espaço do Festival Abanaviana.

 

Foi um fim de semana cheio de animação e de trabalho, onde o ambiente de boa disposição entre os jovens e o seu sentido de responsabilidade foram uma constante.

 

O espírito da Rede Construir Juntos pressupõe um forte trabalho em parceria, o qual estamos convictos, vai tornar as nossas crianças e jovens mais competentes e felizes.