nuves
Terra Mãe distribui cabazes alimentares
Terra Mãe distribui cabazes alimentares

A Terra Mãe iniciou, no mês de novembro de 2017, a distribuição de cabazes alimentares, no âmbito do Programa Operacional de Apoio às Pessoas mais Carenciadas (POAPMC). Este trabalho é feito paralelamente à atribuição de cabazes alimentares provenientes do Banco Alimentar.

O POAPMC é um programa nacional, aprovado pela Comissão Europeia, financiado pelo Fundo de Auxilio Europeu às Pessoas mais Carenciadas (FEAC) e pelo Orçamento de Estado (OE), sendo que no nosso território a Terra Mãe é entidade mediadora e a Cáritas Arquidiocesana de Évora a entidade coordenadora/mediadora. O projeto teve a duração de 2 anos, e prevê-se a sua continuidade por mais 3 anos.

A Terra Mãe ficou responsável pela atribuição de cabazes alimentares a 70 beneficiários mensalmente, perfazendo uma média de 30 famílias. Os cabazes incluem frango, pescada, esparguete, arroz, mistura de vegetais para sopa, espinafres e brócolos ultracongelados, tomate, grão e feijão enlatado, queijo, sardinhas e atum enlatado, creme vegetal, azeite, marmelada entre outros.

O POAPMC pretende ser um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal e assenta numa lógica de intervenção mediante apoio alimentar, assim como no desenvolvimento de medidas de acompanhamento que capacitem as pessoas mais carenciadas a vários níveis, promovendo assim a sua inclusão. Este Programa está inserido no Serviço de Atendimento Acompanhamento Social e vai ao encontro da Missão da nossa Associação.

A Equipa do GASAL