nuves
"Dar e Receber"

A Associação Terra Mãe desde o início das suas atividades (2004) tem promovido um banco de apoio constituído por 5 vertentes: alimentos, brinquedos, roupas, equipamentos para bebés e algumas ajudas técnicas (cadeiras de rodas), o que se converteu em Loja Social (parceria com a Câmara de Viana do Alentejo e Terras Dentro) e Banco de Apoio Alimentar (Banco Alimentar de Évora).

A Associação Terra Mãe é desde 2008 uma das três entidades do concelho de Viana do Alentejo a estar inscrita no “antigo” banco de bens doados da ENTRAJUDA que deu origem ao  projeto “Dar e Receber”.  

O “Dar e Receber.pt”, surge da parceria entre a ENTRAJUDA e a Cáritas Portuguesa, com apoio do POPH, e pretende contribuir para criar um movimento que visa essencialmente aumentar a intervenção da sociedade civil, junto dos que mais precisam. Tem por base uma plataforma informática que reúne soluções de carácter social que por vezes até já existem, mas que atualmente se encontram dispersas (bancos de voluntariado, bancos de produtos, etc.) e mobilizar equipas informais das paróquias que já existem no terreno, para que promovam a sua utilização de forma eficaz e mobilizem o cidadão comum a intervir. Poderá consultar o filme descritivo em http://www.youtube.com/watch?v=W_x_OGVWvhc

Consideramos necessário mobilizar toda a sociedade para a intervenção: o contributo de cada um seja em alimentos, tempo, bens ou serviços, é precioso e deve ser aproveitado; eliminando o desperdício e a sobreposição de iniciativas, rentabilizando os recursos existentes e melhorando os processos.

Durante o ano de 2013, a nossa Associação, apoiou um total de 77 famílias com cabazes alimentares. Apoiamos algumas das nossas famílias sempre que necessário, com roupas, sapatos, alguns brinquedos e cadeiras de rodas (23 famílias). Este trabalho é realizado de forma inter institucional e coordenada com os vários serviços a intervir com as famílias abrangidas. 

Pensamos agora conseguir efetivamente rentabilizar cada vez mais o nosso trabalho neste sentido, podendo adquirir mais e melhores equipamentos, mobiliário, eletrodomésticos entre outros, indo sempre ao encontro das necessidades das nossas famílias. Poderemos também doar o que dispomos e apoiar um pouquinho mais quem precisa.

Convidamos todos a conhecer a plataforma e a dimensão crescente deste projeto, disponibilizando-nos desde já para apoiar quem necessitar. 

 

Venha conhecer o site “Dar e Receber.pt” ou partilhe as suas ideias na página do Facebook - www.facebook.com/darereceber?fref=ts