nuves
Recolha Banco Alimentar - maio 2013
Recolha Banco Alimentar - maio 2013

O Banco de Apoio dinamizado pelo GASAL (resposta social de atendimento/acompanhamento social), é constituído por 5 vertentes: os alimentos, os brinquedos, as roupas, os equipamentos para bebés (materiais/equipamentos cedidos pela população e algumas empresas) e algumas ajudas técnicas (cadeiras de rodas).

Os alimentos provêm do Banco Alimentar Contra à Fome – Delegação de Évora, com o qual a Associação Terra Mãe colabora nas recolhas de alimentos. Estas recolhas são realizadas duas vezes por ano nos supermercados do concelho com o apoio de voluntários. Nos últimos anos temos tido a colaboração da Associação Amigos Aguiarenses e do Agrupamento de Escuteiros de Viana do Alentejo.

Este serviço pretende ser contínuo e evoluir consoante as oportunidades que surjam para a sua maturidade e desenvolvimento. Pretende funcionar como um recurso que os técnicos do concelho têm à disposição sempre que se diagnostique uma crise familiar, na qual os técnicos considerem oportuno intervir ao nível da atribuição de géneros alimentares, roupas, etc.

A avaliação/seleção das famílias é realizada pela equipa técnica do GASAL e técnicos que acompanham os agregados familiares em causa, nomeadamente, através da Segurança Social, Medida de Intervenção Precoce, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Viana do Alentejo, Saúde, etc..

No ano de 2012 apoiámos um total de 143 famílias com cabazes alimentares. Destas 143 famílias apoiámos 58 famílias de uma forma regular (média de 3 vezes por ano) e 23 famílias de uma forma pontual. É de referir que também apoiamos algumas das nossas famílias sempre que necessário, com roupas, sapatos, alguns brinquedos e cadeiras de rodas. Este trabalho é realizado de forma inter institucional e coordenada com os vários serviços a intervir com as famílias abrangidas

 

Na campanha de 1 e 2 de junho entregámos no banco alimentar de Évora 1659, 10 KG. O nosso muito obrigada a todos/as os/as voluntários/as e cidadãos que contribuíram.