
As diferentes fases do apoio prestado por estas equipas são:
- Sinalização;
- A equipa realiza primeiro contacto com a família e define um responsável de caso;
- Realização da avaliação da criança de acordo com a problemática, bem como um levantamento das necessidades e prioridades da família;
- Elaboração da Entrevista Baseada nas Rotinas (EBR);
- Elaboração do Plano Individual de Intervenção Precoce (PIIP);
- Intervenção nos contextos adequados de acordo com a Intervenção traçada.
Intervir o mais precocemente possível em crianças portadoras de deficiência e/ou em risco de atraso de desenvolvimento e apoiar as famílias no sentido de desenvolverem a sua autonomia, são os primordiais objetivos da nossa intervenção. A nossa intervenção realiza – se juntos das famílias, junto da criança, no domicílio, nas creches, nas amas, nos jardins-de-infância, ou noutros locais em articulação com diferentes serviços da Comunidade e com serviços especializados.
-Visitas Domiciliárias
- Atendimento no Centro de Saúde ou na Associação Terra Mãe
- Reuniões de avaliação das crianças e da sua situação familiar e educativa (Técnicos IP., Ed. Titular de sala e familiares da criança, entre outros técnicos)
- Outros contactos e reuniões com as famílias das crianças
- Filosofia do modelo centrado na família;
- As necessidades das crianças só podem ser devidamente avaliadas e interpretadas no contexto familiar e social;
- A intervenção contempla prioritariamente os interesses e as rotinas individuais, familiares e comunitárias de cada criança;
- Princípios da inclusão e da normalização;
- A Equipa de primeiro contacto com a família faz a apresentação do serviço e das suas metodologias, assim como os primeiros levantamentos das necessidades dos pais perante a criança, na perspectiva dos pais e dos técnicos.
- Posteriormente, será nomeado o Responsável de Caso, que com a família discutirá as estratégias, objectivos e locais de intervenção;
- A intervenção em cada criança/família será assumida prioritariamente, pelo Responsável de Caso, que será assim o técnico com uma relação privilegiada na família ou o mais conhecedor da problemática da criança;
- A Equipa tem o dever de privilegiar a estreita parceria e coordenação com as demais instituições intervenientes na sua área de actuação.
• Contactos com estabelecimentos de educação no sentido de integrar algumas crianças;
• Encaminhamento para consultas (protocolo com consultas de ORL, Estomatologia, Oftalmologia e Consulta de Desenvolvimento);
• Articulação com:
• Camara Municipal de Viana do Alentejo
• Segurança Social
• Centro de Emprego
• Juntas de Freguesia
• Associações Locais