nuves
Dia da Família - 15 de maio 2015

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio. 

A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU.

O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.

A celebração do dia Internacional da Família visa entre outros objetivos destacar:

  • A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades;
  • Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

 

Indo de encontro aos objetivos da TERRA MÃE, no sentido de estabelecer com a família uma relação de confiança e suporte que lhe permita desempenhar a ela própria um papel de agente de mudança, promovendo a melhoria do exercício das funções sociais e parentais, o GASAL propõe a todas as CRIANÇAS do 1º ciclo do concelho de Viana do Alentejo que: escrevam num POSTAL uma frase sobre a família. Nós construiremos uma árvore genealógica DIVERTIDA.

 
Escola da criança - 2015

 

Depois de percebermos na prática que estas atividades, de cariz terapêutico, são efetivamente uma enorme mais valia para as nossas crianças quisemos ir um pouco mais longe. Este ano, na 2ª edição da Escola da Criança, decidimos proporcionar uma experiência mais completa - um acantonamento numa quinta - a quinta da "Avó Miquelina".

Recebemos 6 crianças e passámos juntos 5 dias e 4 noites cheias de atividades e passeios: cinema, praia, piscinas de Montemor, visita a uma sala de robótica, passeio de charrete e comboio turístico também!

Recebemos visitas muito queridas: uma contadora de histórias amorosa e um DJ para animar a noite de discoteca, no último dia recebemos os nossos familiares e jantámos todos juntos. Nos tempos “mortos” tomámos muitos banhos na piscina da quinta….Foram uns dias CHEIOS de animação e alegria.

Partilhámos brincadeiras, refeições e soninhos bem dormidos!! Rimos, brincámos, divertimo-nos, estabelecemos relações estáveis e CRESCEMOS TODOS JUNTOS nesta semana repleta de magia e amizade.

 
Grupo de competências sociais e pessoais - Vamos Descobrir quem somos V

Programa de competências sociais e pessoais, desenvolvido pelos técnicos do GASAl, no horário das aulas de formação cívica do 5º ano da Escola de Alcáçovas. (janeiro a junho 2015)

Objectivos:
· Prevenir a adoção de comportamentos de risco;
· Promover o desenvolvimento sócio-afectivo, o auto-conhecimento e as capacidades relacionais;
· Desenvolver nos alunos atitudes de auto-estima, respeito mútuo e regras de convivência que conduzam à formação de cidadãos tolerantes, autónomos, participativos e civicamente responsáveis.

 
Escola de crianças 2014 – atividades sócio terapêuticas

 

"Se não podemos dar tudo, podemos ao menos dar alguma coisa e alguma coisa já é muito " João dos Santos

A Escola de crianças surgiu no sentido de enriquecer cultural, afetiva e socialmente a vida de algumas crianças, através de atividades ocupacionais de cariz lúdico terapêutico, em época de férias escolares.

Este ano (projeto piloto) foi assim:

 


Dia 1 - Viagem de comboio a Lisboa | Filme - Como treinar o teu dragão 2 - 3d

Dia 2 - Visita guiada à exposição da artista Marta Palau - Fundação Eugénio d´Almeida - Évora | Vista à feira de S. João de Évora e ao Jardim

Dia 3 - Visita à Quinta do Pomarinho APCE

Dia 4 - Atividades lúdico terapêuticas | Jogos tradicionais

Dia 5 - Culinária | Festa de encerramento

"O melhor ingrediente do desenvolvimento humano adequado está no afeto e nas relações securizantes que se estabelecem" | "Sensibilizar as crianças para a importância das competências não verbais e a assertividade nas relações" | "Acompanhamento amoroso da vida" | "Para educar é preciso um aldeia inteira" | "Em cada criança há uma esperança" (Alguns dos nossos guias)

 

 
Atendimento/acompanhamento social na freguesia de Viana do Alentejo

A Associação Terra Mãe, através da sua resposta social GASAL, enquanto resposta social de atendimento acompanhamento social à comunidade, realiza desde outubro de 2013, atendimento às TERÇAS-FEIRAS, de manhã (10h00 -12h30) na Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo

Esta iniciativa surge no âmbito de um novo projeto do GASAL o PAI – Programa de Apoio ao Idoso, no qual se estabeleceu um “protocolo” com a Associação de Reformados, idosos e pensionistas de Viana do Alentejo, no sentido da cedência de instalações para realização dos atendimentos, comprometendo-nos a desenvolver o Programa de atendimento ao Idoso (apoio no desenvolvimento de diversas ações de dinamização da Associação de Reformados, idosos e pensionistas de Viana do Alentejo).

 

Neste momento, acompanhamos 21 famílias na freguesia de Viana do Alentejo. Trata-se de famílias carenciadas e/ou em situação de crise familiar. Na sua maioria para além do acompanhamento psicossocial existe ainda o acompanhamento individual ao nível da psicologia.

 
< Página 2/4 >