nuves
Grupo de competências sociais e pessoais - Vamos Descobrir quem somos V

Programa de competências sociais e pessoais, desenvolvido pelos técnicos do GASAl, no horário das aulas de formação cívica do 5º ano da Escola de Alcáçovas. (janeiro a junho 2015)

Objectivos:
· Prevenir a adoção de comportamentos de risco;
· Promover o desenvolvimento sócio-afectivo, o auto-conhecimento e as capacidades relacionais;
· Desenvolver nos alunos atitudes de auto-estima, respeito mútuo e regras de convivência que conduzam à formação de cidadãos tolerantes, autónomos, participativos e civicamente responsáveis.

 
Escola de crianças 2014 – atividades sócio terapêuticas

 

"Se não podemos dar tudo, podemos ao menos dar alguma coisa e alguma coisa já é muito " João dos Santos

A Escola de crianças surgiu no sentido de enriquecer cultural, afetiva e socialmente a vida de algumas crianças, através de atividades ocupacionais de cariz lúdico terapêutico, em época de férias escolares.

Este ano (projeto piloto) foi assim:

 


Dia 1 - Viagem de comboio a Lisboa | Filme - Como treinar o teu dragão 2 - 3d

Dia 2 - Visita guiada à exposição da artista Marta Palau - Fundação Eugénio d´Almeida - Évora | Vista à feira de S. João de Évora e ao Jardim

Dia 3 - Visita à Quinta do Pomarinho APCE

Dia 4 - Atividades lúdico terapêuticas | Jogos tradicionais

Dia 5 - Culinária | Festa de encerramento

"O melhor ingrediente do desenvolvimento humano adequado está no afeto e nas relações securizantes que se estabelecem" | "Sensibilizar as crianças para a importância das competências não verbais e a assertividade nas relações" | "Acompanhamento amoroso da vida" | "Para educar é preciso um aldeia inteira" | "Em cada criança há uma esperança" (Alguns dos nossos guias)

 

 
Atendimento/acompanhamento social na freguesia de Viana do Alentejo

A Associação Terra Mãe, através da sua resposta social GASAL, enquanto resposta social de atendimento acompanhamento social à comunidade, realiza desde outubro de 2013, atendimento às TERÇAS-FEIRAS, de manhã (10h00 -12h30) na Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo

Esta iniciativa surge no âmbito de um novo projeto do GASAL o PAI – Programa de Apoio ao Idoso, no qual se estabeleceu um “protocolo” com a Associação de Reformados, idosos e pensionistas de Viana do Alentejo, no sentido da cedência de instalações para realização dos atendimentos, comprometendo-nos a desenvolver o Programa de atendimento ao Idoso (apoio no desenvolvimento de diversas ações de dinamização da Associação de Reformados, idosos e pensionistas de Viana do Alentejo).

 

Neste momento, acompanhamos 21 famílias na freguesia de Viana do Alentejo. Trata-se de famílias carenciadas e/ou em situação de crise familiar. Na sua maioria para além do acompanhamento psicossocial existe ainda o acompanhamento individual ao nível da psicologia.

 
Dia da Família - 15 maio 2014

Árvore Genealógica "da tua Família"/ "da nossa Família"

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio.

A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU. 

Indo de encontro aos objetivos da TERRA MÃE, no sentido de estabelecer com a família uma relação de confiança e suporte que lhe permita desempenhar a ela própria um papel de agente de mudança, promovendo a melhoria do exercício das funções sociais e parentais, o GASAL propôs a todas as CRIANÇAS do pré-escolar da Escola Básica Integrada de ALCÁÇOVAS para desenharem a sua árvore genealógica.

A árvore genealógica é a explicação da história da família, em que se representa os elementos mais antigos até aos mais novos, de forma a desenhar a relação que se estabelece entre todos os familiares. Nós resolvemos incluir os nossos animais de estimação:)

Todos podemos fazer alguma atividade especial diariamente em FAMÍLIA. 

Deixamos uma sugestão para aproveitarem melhor o tempo que passam juntos.
Façam a vossa árvore genealógica com os vossos pais, avós, filhos ou irmãos !!!!!!!


Obrigada a todas as educadoras e auxiliares da Escola Básica Integrada e Jardim de Infância de Alcáçovas, pela dedicação, empenho e amor pelo que fazem. Pelas nossas crianças :)

 
Campanha Papel por Alimentos

Esta campanha integra-se num ideal mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor.

 

Pretende envolver as Instituições que diariamente se abastecem nos Bancos Alimentares e os voluntários que colaboram, mas também todas as pessoas e entidades que se queiram associar, nomeadamente a administração pública e local.

 

Esta acção vai ser desenvolvida em parceria com a Quima, empresa de recolha e recuperação de desperdícios, que por cada tonelada de papel recolhido vai entregar o equivalente a 80 euros em alimentos, indicados pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.

 

A Associação Terra Mãe em colaboração com as várias entidades do concelho e particulares já fez 15 entregas de papel no Banco Alimentar de Évora (última entrega Julho 2015)

O nosso muito obrigada

 
< Página 2/4 >