nuves
Grupo de competências sociais e pessoais - Virados do Avesso

Este ano letivo, e a pedido do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, desenhamos e executamos um Programa de competências pessoais e sociais destinado a trabalhar competências pessoais e sociais, valores e crenças, preferencialmente em pré adolescentes (sensivelmente 9-13 anos). Assim nasceu o Virados do Avesso. Foi um primeiro passo realizado com sucesso, para o ano cá estaremos para desenvolver, criar e (re)inventar a  intervenção que nos for solicitada.

Obrigada a todos! até para o ano!  

 

 

 
Grupo de competências sociais e pessoais 2017

Mais um ano dinamizamos Grupos de competências sociais e pessoais. 

Fazemo-lo desde 2004!!!!! Fazemo-lo porque acreditamos que para um desenvolvimento integral das nossas crianças, não podemos contar apenas com um bom resultado escolar. Crescimento pleno e saudável implica uma convivência positiva com os que nos rodeiam.

Saber dar o nome ao que sentimos e conhecermos as nossas emoções foi o que andamos a aprender este ano.

Obrigada a todos! Para o ano há mais :) 

 
Dia da Família - 15 de maio 2017

Todos os dias são dias para celebrar a família, no entanto e de forma a não esquecer onde começa a vida e onde nunca termina o amor, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. Como tal, a Terra Mãe, sente-se no dever de dar a conhecer às crianças e à suas famílias as distintas realidades familiares, trabalhando com elas este conceito Procuramos assim transmitir-lhes a ideia de que, acima de tudo, não importa o tipo de família em que vivemos, mas sim como a vivenciamos e que o mais importante é o AMOR que sentimos uns pelos outros. E não existe nada melhor para uma criança do que se sentir AMADA por quem a rodeia.

 

Todos juntos aprendemos também o que é uma árvore genealógica e construímos uma casinha cheia de amor ou onde coube a NOSSA FAMÍLIA.

 
Dia da Família - 15 de maio 2015

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio. 

A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU.

O primeiro Dia Internacional da Família foi celebrado em 1994.

A celebração do dia Internacional da Família visa entre outros objetivos destacar:

  • A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades;
  • Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

 

Indo de encontro aos objetivos da TERRA MÃE, no sentido de estabelecer com a família uma relação de confiança e suporte que lhe permita desempenhar a ela própria um papel de agente de mudança, promovendo a melhoria do exercício das funções sociais e parentais, o GASAL propõe a todas as CRIANÇAS do 1º ciclo do concelho de Viana do Alentejo que: escrevam num POSTAL uma frase sobre a família. Nós construiremos uma árvore genealógica DIVERTIDA.

 
Escola da criança - 2015

 

Depois de percebermos na prática que estas atividades, de cariz terapêutico, são efetivamente uma enorme mais valia para as nossas crianças quisemos ir um pouco mais longe. Este ano, na 2ª edição da Escola da Criança, decidimos proporcionar uma experiência mais completa - um acantonamento numa quinta - a quinta da "Avó Miquelina".

Recebemos 6 crianças e passámos juntos 5 dias e 4 noites cheias de atividades e passeios: cinema, praia, piscinas de Montemor, visita a uma sala de robótica, passeio de charrete e comboio turístico também!

Recebemos visitas muito queridas: uma contadora de histórias amorosa e um DJ para animar a noite de discoteca, no último dia recebemos os nossos familiares e jantámos todos juntos. Nos tempos “mortos” tomámos muitos banhos na piscina da quinta….Foram uns dias CHEIOS de animação e alegria.

Partilhámos brincadeiras, refeições e soninhos bem dormidos!! Rimos, brincámos, divertimo-nos, estabelecemos relações estáveis e CRESCEMOS TODOS JUNTOS nesta semana repleta de magia e amizade.

 
Página 1/4 >